terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Mitos e verdades sobre o HIV que você precisa saber



   Recentemente, um dos atores mais reconhecidos internacionalmente por sua fama de conquistador comunicou ser HIV positivo. Charlie Sheen, astro de Two and a Half Man e Wall Street, revelou ao programa “Today”, da emissora NBC, ter recebido o diagnóstico há quatro anos.
A notícia é triste, mas revela uma verdade sobre a mudança no comportamento sexual de homens e mulheres ao redor do mundo. Muitos, inclusive, perderam o medo da doença por acreditar ser muito raro contrair o vírus: entre os jovens de 18 a 29 anos, por exemplo, 40% não usam camisinha, segundo a pesquisa Juventude, Comportamento e DST/AIDS da Caixa Seguros, com supervisão do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde.
O vírus causador da AIDS, ao contrário do que muitos pensam, não é um fantasma. Esse é apenas um dos mitos ao redor da doença que segue afetado milhões de pessoas ao redor do mundo.
Segundo a Unaids – a agência da ONU direcionada para a doença -, o número de pessoas vivendo com HIV/aids aumentou de 30 milhões para 35,3 milhões nos últimos 14 anos. Entre esses casos, 719 mil foram registrados no Brasil: 20,2 a cada 100 mil habitantes possuem o vírus e 56% dos infectados brasileiros vivem na região sudeste.
Existem várias dúvidas e informações equivocadas sobre a transmissão do HIV que precisam ser desmitificadas para ajudar no combate à doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário